Startup é o termo usado para atribuir a um negócio a atuação com tecnologia produzindo escalabilidade, repetição e inovação. Uma startup utiliza tecnologia como meio, seja no produto final ou na sua construção/utilização (por isso não basta dizer que é um aplicativo). O produto/serviço precisa ser escalável e repetível.
A tecnologia em uma startup precisa ser o carro principal, para isso ela é considerada como meio para se chegar a inovação que se deseja apresentar para seus clientes. O uso de inteligência artificial, por exemplo, pode ser inserida na comunicação por texto/voz de seu aplicativo, ou sua solução tem um processo de automatização que auxiliará na melhoria de um produto/serviço em uma grande empresa. Desta forma, a tecnologia é usada para aprimorar o processo e não somente como fim, como por exemplo a compra de produtos por aplicativo ou atendimento por uma plataforma.
Estas siglas servem para descrever quem são os clientes daquela empresa, em inglês
(Business B) = Empresa
2 (to) = para
(Customer C) = Cliente
B2B: venda de empresas para empresas;
B2C: venda de empresas para clientes finais (pessoas físicas no Brasil);
B2B2C: venda de empresas para empresas e clientes pessoas físicas.
Repetível significa ser capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Dessa forma, não é viável muitas customizações ou adaptações, pois a meta é multiplicar. Ser escalável é aquele em que é possível expandir os ganhos sem aumentar as despesas na mesma proporção, ou seja, que os custos sejam bem menores e o faturamento cresça de forma rápida e gradual (exponencialmente). Nestes dois casos, a tecnologia é uma grande aliada.
MVP é uma sigla em inglês (Minimum Viable Product) ou seja, Produto Mínimo Viável, é uma versão de um produto ou serviço que vai permitir que faça testes para validar minimamente todos os seus diferenciais: canais de distribuição, percepção do público e, inclusive, se existe um público e demanda para ele. O MVP é o primeiro estágio de uma startup, uma primeira versão mais simples que o produto final e/ou com uma das soluções que o negócio quer entregar, comumente atribuído o nome de protótipo também.
É uma metodologia construída para dar suporte para empresas que estão em busca de crescimento, procurando suporte na definição do modelo de negócio, investimento financeiro, mentorias e facilidades de infraestrutura, tanto física quanto para o uso de plataformas, clouds e etc. O programa permite que as startups tenham mentorias de profissionais renomados, muitas vezes com experiências em produtos/serviços similares e que darão o direcionamento adequado para que o empreendimento decole. Os especialistas da aceleradora refinam o modelo de negócio, acompanham todo o progresso e facilitam o acesso a novas oportunidades. Diferente das incubadoras que são associadas a instituições de ensino e pesquisa.