Guia Prático Expert BlackRocks

Bem-vinda(o) ao manual de utilização da nossa plataforma de mentorias

 

Versão 1.1 – Data 28/11/2022

Guia Prático Expert BlackRocks

Bem-vinda(o) ao manual de utilização da nossa plataforma de mentorias

 

 

 

Versão 1.1 – Data 28/11/2022

Pessoa Mentorada

Criado por BlackRocks, 28/11/2022

Perfil Pessoa Mentorada

Antes de se cadastrar como Pessoa Mentorada dentro da plataforma Expert BlackRocks, leia atentamente as instruções abaixo, em caso de dúvidas entre em contato atráves do email  mentorias@blackrocks.com.br

O que é uma Pessoa Mentorada?

Um mentorado e a pessoa que busca crescimento profissional interagindo com alguem que possua mais experiência que ele, e a partir desse relacionamento iniciar a construção da sua própria história.

O que se espera de uma Pessoa Mentorada?

É esperado de uma pessoa mentorada responsabilidade, clareza e honestidade ao responder as dúvidas e questionamentos e engajamento nas sessões de mentorias e possíveis tarefas.

Quais os requisitos para se tornar uma Pessoa Mentorada dentro da Plataforma Expert BlackRocks?

É necessário ser um empreendedor que possua um negócio tradicional ou tecnologico e também ter disponibilidade para participar dos programas.

Além disso se faz necessário ter:

– Uma conta de email valida;

– Um dispositivo do qual seja possível acessar a plataforma Desktop/Notebook/Celular.

O que não fazer como uma Pessoa Mentorada?

Não utilizar de frases machistas que tragam uma conotação de inferioridade as mulheres e homossexuais;

Não ter comportamentos racistas;

Não ser verdadeiro quanto a sua experiência profissional e formação acadêmica;

Não cumprir os prazos e compromissos dentro da plataforma.

Quais as vantagens de ser uma Pessoa Mentorada?

Crescer as suas conexões profissionais

Aprender a enfrentar os desafios do seu negócio

Desenvolver habilidades e competências

Explorar novas oportunidades

 

 

Jornada Pessoa Mentorada

Para que a jornada seja completa dentro da plataforma Expert BlackRocks, é importante ter o entendimento dos tópicos abaixo:

– Cadastro Inicial;

– Entendimento da Interface do Usuário;

– Mentorias (Conexões e Matching);

– Programas.

Abaixo o detalhamento de cada um deles.

Cadastro Inicial

Para se cadastrar na plataforma é preciso solicitar o acesso ou receber um convite e então preencher o formulário de cadastro.

Solicitação de Acesso:

Será necessário acessar a plataforma utilizando o endereço http://162.240.225.0/~blackrockscom/expert_blackrocks/ e então clicar em ‘Inscreva-se’, na próxima tela será necessário clicar no botão ‘Participar’ na barra superior e preencher as informações solicitadas. Após finalizar o processo de preenchimento e o seu cadastro for aprovado, o sistema irá enviar um email com o convite para o acesso.

*Importante selecionar o tipo de acesso correto (Pessoa Mentorada)

Convite:

O administrador da plataforma ou o gestor do seu programa irá enviar um email contendo o convite para participação, o seu acesso como Pessoa Mentorada já será pré-definido pelo administrador do sistema. Então é so preencher o formulário de cadastro.

Formulário:

O formulário de cadastro é dividido em 3 partes, Perfil, Configurações e Notificações, lembrando que o formulário está diretamente relacionado com o solicitante do cadastro é a partir dele que todos os processos relacionados a mentoria serão realizados, abaixo o detalhe de cada uma delas:

Perfil, o usuário irá preencher com informações relacionadas a:

Dados Cadastrais: informações básicas;

Educação e Trabalho: dados sobre a formação e experiência profissional do usuário;

Sócios: informações relacionadas aos sócios do negócio caso o usuário possua algum;

Negócio: o usuário deverá preencher com informações relacionadas ao seu negócio;

Time/Diversidade: dados relacionados a equipe de trabalho;

Investimentos: informações relacionadas a investimentos em negócios.

Configurações, o usuário irá configurar o seu perfil levando em consideração as funcionalidades abaixo:

Configurações Gerais: informações de fuso horário;

Mentoria Único: preencher com as preferências de horários para a realização das mentorias;

Configurações de Calendário: caso o usuário opte por sincronizar o seu calendário externo com a plataforma, a mesma irá utilizar a agenda do aplicativo terceiro.

Notificações: configurações de recebimento de avisos da plataforma para, Atividades relativas à minha mentoring connections e Atualizações e atividades do Programa

Para saber como editar as informações  do seu formulário de cadastro após o mesmo ser preenchido e finalizado acessar o link http://162.240.225.0/~blackrockscom/documentacao-interface/

Interface

A interface do usuário mentor possibilita o gerenciamento do perfil, gestão das mentorias e a utilização das ferramentas de comunicação entre pessoa mentora e pessoa mentorada. Abaixo a organização da interface do usuário:

Barra Superior

A barra superior possui as seguintes funcionalidades:

Pesquisar

Alteração Idioma

Mensagens

Solicitações

Botão Perfil.

Menu Lateral

Os acessos do menu laterail são os da:

Página Inicial

Mentoring Connections

Reuniões

Comunidade

Ajuda e Suporte

Visão Geral

Sair

Área Central

Já na área central é dividida entre:

Sobre

Aviso de conexões

Recomendações de administradores

Feedback sobre Reuniões

Recursos de Ajuda

Comunidade

Quadro de atividades

Resumo do Perfil

Essa área é um resumo do perfil do usuário que contem:

Sobre

Edital perfil

Exibir perfil

Conexões e Matching

A conexão com as pessoas mentoradas serão realizadas pelo Administrador da Plataforma ou o Gestor de Programas. Abaixo as etapas do processo.

Convites para Mentorias:

Existem duas maneiras de se iniciar uma mentoria, a primeira seria uma conexão criada e enviada pelo Gestor do Programa e a segunda seria via solicitação por mensagem.

Lembre-se que como Pessoa Mentorada é de extrema importância o perfil estar 100% completo. Com as informações relacionada a Dados Cadastrais, Experiência e Calendário preenchidas.

* Acesse o link http://162.240.225.0/~blackrockscom/documentacao-interface/  para saber mais sobre a função solicitação.

Tipos de Mentorias:

As mentorias são dividas entre Mentoria Individual e Mentoria em Grupo, é possível realizar esses dois tipos de mentoria, o tipo mais comum será o individual, as mentorias em grupo serão planejadas pelo o Gestor do Programa diretamente com as Pessoas Mentoras e Pessoas Mentoradas.

Tipos de Conexão:

A divisão entre Mentoria Única e Plano de Mentoria, é importante para organizar os encontros. Escolhida a primeira (mentoria única) o encontro terá apenas 1 sessão fazendo que caso seja necessário mais encontros o processo de conexão deverá ser feito novamente, já para o segundo tipo (plano de mentoria) é possível planejar 1 ou mais encontros, tarefas e estabelecer até prazos para a realização da mentoria sem a necesidade de se realizar o processo de solicitação de conexão novamente.

A definição do tipo de mentoria será realizada pelo Gestor do Programa juntamente com a Pessoa Mentora e o time BlackRocks.

Agendamento:

O início do processo de agendamento será o recebimento de um email ou uma solicitação dentro da plataforma com o convite para a mentoria, acessando o convite dentro da plataforma será possível acessar o Quadro Resumo da Reunião onde será necessário fornecer informações como o Planejamento da Reunião, o Tema do Encontro e o Desafio da Pessoa Mentorada, os Horários Propostos e o Tipo de Ferramenta de conexão que será utilizado na reunião.

Após finalizar o preenchimento das informações no Quadro Resumo o mesmo será enviado para a Pessoa Mentora que ficará com a responsabilidade de aceitar ou não a solicitação de mentoria. Nessa etapa poderá ocorrer uma solicitação de alteração de horário pela pessoa mentora, portanto é importante ficar atento. Lembrando que após a confirmação, o processo será automaticamente iniciado.

Sessão de Mentoria:

Após o início do processo de mentoria, o mentorado poderá acessar a sua sessão de mentoria recém criada na tela principal da plataforma através dos botões Mentoring Connections ou Reuniões (Acesse o link http://162.240.225.0/~blackrockscom/documentacao-interface/ ) onde será possível acessar o Quadro Resumo da Reunião.

Dentro do Quadro Resumo é possível se comunicar com a Pessoa Mentora para coletar mais informações, solicitar Alterações de Horário ou até mesmo alterar o tipo de ferramenta que será utilizado para realizar a reunião lembrando toda a informação ficará gravada na plataforma e ambos terão acesso a mesma.

Definido as informações sobre o encontro e os horários o próximo passo será realizar a sessão, a plataforma possui a funcinalidade de lembrete e irá avisar quando a sessão de mentoria estiver se aproximando. No dia da sessão será necessário acessar a plataforma e ir até o quadro resumo. Nesse momento é importante verificar qual a ferramenta de conexão foi selecionada para o encontro caso tenha sido a Virtual Meeting Room – Sala Virtual de Reunião (ferramenta interna de video conferência), basta acessar a reunião e entrar na sala de conferência e aguardar, em caso de utilização de uma Ferramenta Externa de Reunião os participantes deverão acessar a ferramenta escolhida previamente.

Encerramento de Mentoria:

Finalizada a mentoria a plataforma irá solicitar a confirmação de que a mentoria foi realizada através do Quadro de Encerramento de Mentoria caso a mesma não tenha sido realizada após a data combinada é preciso responder no mesmo quadro.

Realizada ou não a sessão de mentoria o sistema irá enviar automaticamente formulários de Feedback ou Avaliação para que o(s) encontro(s) sejam avaliados pela Pessoa Mentorada, serão cobertos aspectos como pessoa mentora, efetividade das sessões, melhorias da plataforma e do processo, entres outros.

Programas

Para realizar as sessões de mentoria dentro da plataforma é preciso fazer parte de algum programa.

No início do preenchimento do formulário de cadastro será necessário preencher qual o programa o usuário está participando, caso ainda não possua algum será necessário selecionar, ‘Não Participante dos Programas’ , porém é importante lembrar que para realizar as sessões de mentoria será necessário participar ao menos de um programa.

Outro ponto importante é o de selecionar somente os programas ao qual foi previamente convidado ou possui algum relação com o mesmo. Preencher essa informação de forma errada ou exagerada irá impactar as conexões do usuário. A plataforma está sobre constante moderação e possui ferramentas de automação que auxiliam com os dados de participação e feedback, o uso sem responsabilidade pode acarretar em suspensão do usuário.